O empresário sudoestino e presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Edson Campagnolo, foi eleito para a presidência do Conselho Deliberativo do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).

A eleição ocorreu na segunda-feira (17), durante reunião dos representantes das 13 entidades que têm cadeira no Conselho do Sebrae/PR, na sede da entidade em Curitiba. Campagnolo, eleito por unanimidade, estará à frente do Conselho Deliberativo durante a gestão 2015-2018. A posse acontece no próximo dia 15 de dezembro, numa solenidade festiva em Curitiba, com efeitos legais a partir de 1º de janeiro de 2015.

Biografia

Nascido em 1959, em Francisco Beltrão, Edson Campagnolo iniciou sua vida empresarial ainda jovem, há mais de 30 anos, ajudando a administrar uma pequena malharia montada por sua mãe na própria casa da família, em Curitiba, para onde haviam se transferido.

Depois de experiências no comércio, em 1990 fundou a Rocamp, com sede em Capanema, sudoeste do Paraná, em sociedade com a esposa, Sueli Roveda Campagnolo – com quem tem dois filhos, Thiago e Matheus, que hoje também atuam em distintas funções na administração da empresa.

A pequena fábrica cresceu ao investir na produção de peças para o mercado corporativo. Atualmente, as empresas Rocamp e Logic, além de seguirem atuando no setor corporativo, fornecem para grandes marcas mundiais do segmento esportivo. A companhia conta com mais de 300 colaboradores, responsáveis pela produção de 70 mil peças ao mês nas unidades fabris instaladas em Capanema, Santo Antônio do Sudoeste, Planalto e Itaipulândia. A empresa também atua no mercado de moda masculina, com a marca All Purpose.

Iniciou suas atividades como líder empresarial em 1995, como presidente da Associação Comercial e Empresarial de Capanema. Em 1996, presidiu a Coordenadoria das Associações Empresariais do Sudoeste, que reúne 27 entidades da região. Integrou ainda o Conselho Superior da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e exerceu a função de Secretário de Indústria e Comércio de Capanema.

Entre 2002 e 2007, presidiu o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Sudoeste do Paraná (Sinvespar), que representa mais de 300 empresas do segmento. Sua gestão foi marcada pela profissionalização da entidade e importantes projetos que deram visibilidade ao setor produtivo regional.

Em 2003, Edson Campagnolo tomou posse como vice-presidente da Fiep, cargo para o qual foi reeleito em 2007. No mesmo ano, foi eleito membro do Conselho Regional do Senai no Paraná, sendo reeleito em 2009. Em 2010, passou a presidir o Conselho Regional do Sesi no Paraná. Na Fiep, foi coordenador do Conselho Temático de Assuntos Tributários, que debate a questão da carga tributária brasileira e propõe soluções para tentar amenizar  o problema, e comandou o movimento “A Sombra do Imposto”.

No dia 3 de agosto de 2011, com amplo apoio dos sindicatos industriais paranaenses, foi eleito presidente da Fiep, entidade que comanda até 2015. Além da presidência da Fiep, Edson Campagnolo também ocupa atualmente a vice-presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI).