O 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), pertencente ao 5º Comando Regional da PM (5º CRPM), realiza nos dias 3 a 7 de novembro de 2015, o policiamento da 2ª Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco (Inventum 2015), onde são apresentadas ideias inovadoras e empreendedoras de negócios que contribuirão para o desenvolvimento econômico da cidade e região.

A unidade conta com um caminhão adaptado com servidores de imagens com 12 computadores para monitoramento e com acesso ao sistema da Policia Militar, o qual foi cedido para ser usado durante a Copa do Mundo no Brasil. O equipamento conta com três administradores que foram treinados pela Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico e Qualidade (DDTQ) da PMPR.

A feira, que acontece, ainda está em andamento e se encerrará no próximo sábado (7/11), sendo estimado que cerca de 50 mil pessoas visitem o evento.

O caminhão cedido pelo Governo Federal possui 2 câmeras, uma com alcance de até 3 km e uma câmera térmica. O equipamento é usado para observar o grande fluxo de pessoas em eventos de grande porte, e atualmente o caminhão está integrado com o sistema de 32 câmeras distribuídas em pontos estratégicos da cidade de Pato Branco, onde as imagens são acompanhadas em tempo real.

Também faz parte do caminhão um gerador de energia que pode mantê-lo ligado por aproximadamente 72 horas. As imagens captadas são gravadas no storage interno de 33 terabytes e através da conexão de internet podem ser transmitidas para o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) em Curitiba.

Fotos: Polícia Militar.