por Ivan Cezar Fochzato/Alencar Pereira

 

 

A Sessão do Poder Legislativo de Palmas, Paraná, na noite de ontem(03) foi marcada por amplo debate em torno da PEC 58, que possibilita a elevação das vagas dos atuais nove para treze vereadores. Mesmo não estando em votação o Projeto de emenda a Lei Orgânica do Município, a mesa diretora da Casa possibilitou que a Tribuna Livre fosse utilizada para exposição das idéias favoráveis e contrárias a elevação. A primeira votação correu no último dia 26 quando com apenas um voto contrário,   os vereadores aprovaram maior número de vagas a partir de 2013, cuja eleição dos componentes ocorrerá no pleito de sete de outubro do próximo ano.

 

Com plenário lotado por estudantes, lideranças políticas e sociais a sessão  inicou discutindo os assuntos em pauta. Encerradas as apreciações legislativas, o presidente César Pacheco Batista, abriu o debate com a Tribuna Livre, onde discursaram integrantes do Movimento Cidadania em Ação manifestando-se  contrários a elevação no número de vereadores. Posição também seguida por representantes de outras entidades.Presidentes de partidos presentes manifestaram-se favoravelmente a elevação para treze vereadores como forma de ampliar a representatividade política do município e permitir que mais partidos tenham possibilidade de compor a Câmara de Vereadores nas próximas eleições. CLIQUE E OUÇA

 

Os Vereadores foram entrevistados por Alencar Pereira e apresentaram suas argumentações.CLIQUE E OUÇA

 

Ao final da sessão, que teve duração de aproximadamente três horas e meia, o presidente da Cesar Pacheco Batista, convocou os vereadores para sessão extraordinária na próxima quinta-feira(06) às 15h00 quando será colocada em segunda votação o projeto de alteração da Lei Orgânica em que trata da composição da Câmara local.