A Câmara de Vereadores de Abelardo Luz, Oeste catarinense, sediará na próxima segunda-feira (30), um seminário sobre titulação de terras em assentamentos da reforma agrária. A condução dos trabalhos estará à cargo da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. O evento inicia às 14h.

Deverão reunir-se deputados, representantes de sindicatos de trabalhadores e de produtores rurais, cooperativas, prefeitura, de entidades financeiras e dos assentamentos do município. O seminário é uma proposta do deputado federal Valdir Colatto (PMDB), relator da Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) n° 28/2015, que objetiva a fiscalização dos atos do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário devido a necessidade de avaliar o processo de assentamento, assim como o atendimento das condições mínimas de instalação das obras de infraestrutura básica, que proporcione os meios necessários para o desenvolvimento das atividades agropecuárias nos assentamentos.

O município de Abelardo Luz possui cerca de 1500 famílias assentadas que tem em torno de 12 hectares cada, distribuídos entre os assentamentos Capão Grande, Roseli Nunes, Bela Vista, Novo Horizonte, 13 Novembro, José Maria, Papuã I, Papuã II, Juruá, Santa Rosa I, Sandra, São Sebastião, 3 Palmeiras, Roseli Nunes e Nova Aurora.