Nesta terça-feira (1º), a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão foi sede da reunião semanal da Associação Empresarial (ACEFB). O plenário ficou lotado de lideranças empresariais e políticas. Parte do encontro foi destinado para o Poder Legislativo apresentar um balanço de suas atividades. Inicialmente a vereadora Elenir de Souza Maciel (PP), presidente da Câmara, deu as boas vindas aos convidados e comentou sobre o seu primeiro ano na presidência.

Citou a responsabilidade dos vereadores em trabalhar pelos interesses do município, o relacionamento cordial com o Executivo, posição que tem resultado na votação e aprovação das matérias de forma rápida, fator que beneficia toda a comunidade. Elenir também falou sobre a aproximação cada vez maior da Câmara com a comunidade e a abertura para todos os segmentos organizados da sociedade.

Darci Piana é agraciado com a comenda 1º de maio. Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Darci Piana é agraciado com a comenda 1º de maio. Foto de divulgação

A assessora parlamentar, Michella Massoni Moreira, apresentou dados do Legislativo, dando ênfase a realização de 77 Sessões Ordinárias neste ano, destas nove itinerantes, nos bairros e comunidades do interior do município. Também foram promovidas duas sessões solenes e uma extraordinária. Tramitaram até agora 49 projetos do Executivo, 40 do Legislativo, de iniciativa dos vereadores, 270 requerimentos, 297 indicações e 14 moções de aplauso.

Ao longo desse ano, a Câmara ainda teve a presença constante de alunos nas sessões, através de parceria com as escolas e universidades. Foi também apresentado um mapa dos investimentos feitos na manutenção do prédio da Câmara, que passou a oferecer acessibilidade através de uma plataforma elevatória.

Claiton Charles Comin, contador, falou sobre a parte financeira, confirmando a austeridade nos gastos do Poder Legislativo. Anualmente a Câmara tem direito a gastar até 7% das receitas tributárias do município e de algumas transferências, mas o valor gasto fica muito abaixo disso. Em 2013 foi de 2,02%, em 2014, 2,05% e neste ano, até agora, 2,02%.

Piana elogia

O trabalho feito pelo Legislativo e o rigor no controle financeiro receberam muitos elogios de uma das principais lideranças empresariais do Paraná e do Brasil, Darci Piana, presidente da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio). Piana que também é Cidadão Honorário de Francisco Beltrão, participou da reunião e foi homenageado pela Associação Empresarial com a Comenda 1º de Maio. Em seu pronunciamento disse que a Câmara de Francisco Beltrão é exemplo para o Brasil. Anualmente a Acefb homenageia com a Comenda pessoas ou entidades que prestam relevantes serviços à classe empresarial e para a comunidade.