Na noite desta segunda-feira (30), aconteceu mais uma sessão itinerante da Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão. A 15ª Sessão Ordinária de 2015 foi no Centro Comunitário do bairro Novo Mundo, que abrange a região do Aeroporto Municipal. A sessão foi acompanhada por cerca de cem pessoas, entre elas lideranças do bairro.

Na ocasião foram discutidos e aprovados pelos vereadores, três projetos de lei de autoria do legislativo: O 001/2015, que trata da resolução 005/93 do regimento interno da Câmara Municipal, alterando o horário das sessões das 18 horas para 14 horas, a partir do dia 06 de abril, próxima segunda-feira; O projeto 006/2015, que altera disposições da lei municipal 3.345/2007 e prevê a ampliação do estacionamento regulamentado na Rua Antonio de Paiva Cantelmo, trecho compreendido entre as Ruas Florianópolis e Palmas. Esse projeto teve voto contrário do vereador Paulo Ghros (PSDB). E ainda foi aprovado o projeto 003/2015, de Decreto Legislativo, que trata sobre o reajuste de salário do presidente e demais vereadores de Francisco Beltrão. O reajuste aprovado é de 6.23% fixando o salário dos vereadores em R$ 5.247, 50. Além disso, foram apresentados e discutidos três requerimentos de autoria da vereadora Elenir Maciel, presidente da Câmara, todos solicitando melhorias no Bairro Novo Mundo.

Na avaliação da presidente e demais vereadores, a Sessão foi bastante proveitosa e mais uma vez atingiu os objetivos. Foi a oportunidade de ouvir as reivindicações da comunidade. “Desde que chegamos aqui, as 14 horas, várias pessoas estiveram no centro Comunitário, conversaram conosco e apresentaram suas necessidades”, disse a presidente Elenir Maciel (PP).

De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Novo Mundo, Miguel Costa e Silva, a descentralização das sessões da Câmara de Vereadores é de fundamental importância. Dessa forma, além das reivindicações, a população pode conhecer de fato quem são os vereadores e como trabalham. O presidente cita como principais necessidades do bairro, a construção de calçadas (passeios públicos) e a restauração da Escola Municipal e do Posto de Saúde. Os vereadores se comprometeram em repassar todas essas ao Poder Executivo para possíveis soluções.

A próxima Sessão da Câmara de Vereadores acontece nesta terça-feira, a partir das 18 horas. Essa será última nesse horário. Na próxima segunda-feira, dia 06, os vereadores passam a se reunir as 14 horas, conforme projeto aprovado recentemente. Quanto as sessões itinerantes, a presidente Elenir Maciel garante que devem permanecer nos mesmos horários, às 19 horas na cidade e as 19h30 no interior. A próxima itinerante será realizada na Linha Hobold.

Fotos: Evandro Artuzi