Por Larissa Mazaloti / Assessoria da Câmara Municipal

 

A Câmara Municipal de Vereadores de Francisco Beltrão será um espaço exibidor dos filmes da 4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente do Circuito Tela Verde. A exibição acontecerá no dia 13 de novembro, após a sessão ordinária do dia que começa às 18 horas. A entrada é franca e serão exibidos três filmes: Abaité; Rede Guandu e Escalada.

 

Circuito Tela Verde

 

O Circuito Tela Verde – CTV é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente – MMA, coordenada pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC e executada pelo Departamento de Educação Ambiental – DEA, em parceria com a Secretaria do Audiovisual – SAv, do Ministério da Cultura – MinC. O CTV promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, visando discutir desafios e propostas para as questões socioambientais, bem como divulgar e estimular atividades de Educação Ambiental, por meio da linguagem audiovisual, contribuindo com a construção de valores culturais voltados à sustentabilidade.
A Mostra acontece em diversas instituições de todo o país, inscritas como espaços exibidores como, Salas Verdes, instituições articuladoras de Coletivos Educadores, Pontos de Cultura, cineclubes, Pontos Cine Mais Cultura, instituições de ensino fundamental, médio e superior, associações comunitárias, aldeias indígenas, Unidades de Conservação do SNUC, unidades do Sistema S, órgãos públicos, entre outros. Os vídeos da Mostra são realizados com o intuito de denunciar situações ambientais adversas ou abordar aspectos da sociobiodiversidade brasileira, mas também retratam o cotidiano de populações em estreita relação com a natureza ou ainda recorrem, de forma lúdica, a animações que tratam do Consumo Sustentável e da Biodiversidade. As exibições são acompanhadas de debates, promovendo entre os expectadores a reflexão e o desenvolvimento dos conteúdos apresentados nos vídeos. Esse ano a 4ª Mostra acontecerá entre os meses de outubro e dezembro, em cerca de 1.500 espaços exibidores.