A Câmara de Vereadores de Nova Esperança do Sudoeste aprovou em Sessão Ordinária realizada na segunda-feira (17) com regime de urgência os Projetos de Lei do Executivo Municipal para abertura de crédito adicional suplementar.

O Projeto de Lei 007/2014 autoriza o executivo a abrir no orçamento geral do município um crédito adicional suplementar no valor de R$ 961.125,00 (Novecentos e Sessenta e Um Mil e Cento e Vinte e Cinco Reais). Os valores serão aplicados nas seguintes obras:

– Ampliação dos postos de saúde das comunidades de Barra Bonita, Rio Gavião e KM 38.

– Conclusão da construção da Academia de Saúde conforme convênio com o Fundo Nacional de Saúde.

– Aquisição de combustível destinado e recuperação da trafegabilidade de estradas rurais conforme convênio com Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento – SEAB.

– Execução da obra de pavimentação poliédrica com pedras irregulares (calçamento) no conjunto habitacional Marcelino Engels com forme convênio firmado com o Ministério das Cidades.

– Conclusão do calçamento na comunidade do Rio Mambuco em convênio com Departamento de Estradas e Rodagem – DER.

– Pavimentação poliédrica nas ruas, Augusto Schimitz, Fredolino Faust, Boaventura Kuntz, Castro Alves, Joaquim José Nazário e Ruas da Escola Visconde de Mauá em convênio com ministério das Cidades.

Projeto de Lei 011/2014, abre crédito adicional suplementar no orçamento do município no valor de R$ 380.000,00 (Trezentos e Oitenta mil Reais) para:

– Aquisição de uma ambulância conforme convênio firmado com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano – SEDU vinculado ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios – PAM.

– Ampliação da rede de abastecimento de água nas comunidades de KM 38, KM 40 e KM 45 conforme convênio com Ministério da Integração Nacional.

Para o Vereador Valdemiro Antunes Zeferino a aquisição da ambulância e ampliação da rede de água é fundamental para atendimento a população.

Jurê de Souza Machado disse que aguardava com ansiedade a liberação destes recursos para atender as comunidades dos Quilômetros.

Clovis Fernandes justificou o regime de urgência dos projetos para que sejam liberados os recursos que há tempo são aguardados principalmente para aquisição da ambulância. Clovis agradeceu o apoio do Deputado Nelson Meurer na viabilização destes recursos para o município.

Projeto de Lei 005/2014  que altera a Lei Municipal no 422, de 04 de abril de 2007 que dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de acompanhamento e controle social do fundo de Manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação do FUNDEB e revoga a Lei Municipal no 596 de 17 de março de 2010, tramitou em segunda votação.  

Projeto de Lei 006/2014, também em segunda votação altera a Lei Municipal no 790 de 10 de setembro de 2013 que autoriza a alienação de bens imóveis do patrimônio do município de Nova esperança do Sudoeste.

Indicações:

O Vereador José Danilo Locks apresentou indicação para que sejam construídos abrigos para os estudantes que se utilizam do transporte escolar. O Vereador justificou a necessidade levando-se em consideração os dias de chuva onde os estudantes precisam aguardar a chegada do ônibus.

O Vereador Pedro Buss Gesser apresentou indicação para abertura total da Rua Beira Rio no Loteamento Ruaro. O Vereador justificou a indicação como sendo uma solicitação dos moradores que estão construindo suas moradias e precisam do acesso para facilitar a trafegabilidade.

Tribuna Livre:

Usou a Tribuna o senhor Antonio Leonel Pires que falou em nome da comunidade do Rio Serrinho com a finalidade de agradecer a administração municipal e a Câmara de Vereadores pelo apoio a comunidade no atendimento a solicitação de recuperação das estradas da localidade. Antonio também falou sobre a necessidade da rede de abastecimento de água para atender a região.

Explicações Pessoais:

O Vereador Jair Costenaro da Silva manifestou sua satisfação com o trabalho desenvolvido pelo Setor Rodoviário na região do Rio Varanda. Jair enfatizou a qualidade do trabalho e disse que a comunidade espera ansiosa pela liberação dos recursos do Governo do Estado para a pavimentação (calçamento) na região do Rio Varanda.

Jurê de Souza Machado também se referiu ao trabalho do setor rodoviário destacando que em algumas localidades já não havia recuperação de estradas a mais de 4 anos. Jure também lembrou do empenho de todos na viabilização da rede de água para região do rio Serrinho esperando que ainda neste ano seja possível trazer esta solução para a população.

Andrey Herculano fez referência ao ex-prefeito de Salto do Lontra, Nelsi Vermelho Maria que prestigiou a Sessão. Andrey também parabenizou o vizinho município de Salto do Lontra pela comemoração dos 50 anos de emancipação. Sobre as indicações Andrey disse que são importantes para mostrar onde são necessários serviços e investimentos que beneficiem a população.

Clovis Fernandes também fez referência a visita do ex-prefeito “Vermelho” destacando sua opinião de que ele foi um dos grandes administradores da região sudoeste quando ocupou o cargo de prefeito de Salto do Lontra. Clovis referiu-se a transformação da malha viária do município com a recuperação das estradas vicinais. Outra questão apontada pelo Vereador e que precisa de solução é a questão da falta de energia elétrica principalmente nos finais de tarde. Clovis entende que com o crescimento da cidade é preciso por parte da Copel um investimento no reforço da carga de energia.

Ao final da Sessão o Presidente João Nascimento Nazário agradeceu os visitantes e solicitou a manifestação de dois Vereadores para integrarem uma das Comissões da Acamsop 13, sendo definidos os nomes dos Vereadores Andrey Herculano e Jair Costenaro da Silva.