O feriado municipal do padroeiro São Francisco de Assis foi movimentado para amantes de pets em Chopinzinho, no Sudoeste do Paraná. A Adac – Associação dos Defensores de Animais de Chopinzinho promoveu durante o dia todo, o projeto “Amar Animal”. As atividades foram iniciadas as 8h30 da manhã com uma caminhada Pet pela Avenida XV de Novembro, até o Ginásio de Esportes, onde aconteceu a benção dos animais. O evento ainda teve papo Pet, exposição de produtos, praça de alimentação e área para crianças, com cama elástica.

A Adac ainda conseguiu trazer à Chopinzinho, cães que se destacam no trabalho junto aos órgãos de segurança pública da região Sudoeste. Uma das atrações foi à cadela Brida, do Corpo de Bombeiros de Pato Branco. Adestrada pelo Soldado Alves, ela atuou nas buscas pelos corpos no desastre de Brumadinho (MG). Também participou de buscas em Francisco Beltrão, onde um homem caiu no Rio Marrecas, em Candói na tentativa de localizar uma mulher que desapareceu em uma fazenda, em Cascavel ajudou a Polícia Civil elucidar um crime, com a localização de partes de um cadáver e mais recente auxiliou na localização de um homem que estava desaparecido em Pato Branco. Soldado Alves afirmou que é o dono da cadela e depois de muito empenho conseguiu certificar e registrar o animal para uso em serviço, no Corpo de Bombeiros do Paraná. Em entrevista à Extra FM, contou que está com Brida há três anos e meio e não consegue mais se imaginar trabalhando sem ela.

Quem também apresentou seus companheiros de trabalho foi o policial civil Juliano Riboli, que atua no NOC (Núcleo de Operações com Cães) da Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos). Narco e Kyron foram os dois cães apresentados pelo policial no evento. Ambos são especializados para encontrar droga e armas. Segundo Juliano, um dos animais ( Kyron) foi adquirido recentemente no Estado de Goiás.

Quem também tem se utilizado de cães nas atividades de prevenção crime é a Polícia Militar. Os Batalhões de Pato Branco e Francisco Beltrão já dispõem de Canil e alguns animais que auxiliam nas operações de rotina das equipes especializadas, nesse caso a Rotam. Em Chopinzinho, a equipe da PM apresentou dois animais que ainda estão em fase de treinamento. Enquanto permaneceram no evento, os cães despertaram atenção da população que conversou com os responsáveis por eles a fim de saber detalhes de como é o dia a dia de cada um.

Para os organizadores, o evento superou as expectativas. Em sua página no Facebook, a direção da Adac fez um agradecimento aos participantes e apoiadores. “Nosso evento de hoje foi um sucesso. Nosso muito obrigado a todos que colaboraram para que fosse possível acontecer’’.

Evento da Adac – Associação de Defesa dos Animais de Chopinzinho traz cães da Polícia e do Corpo de Bombeiros para exposição no município.

Posted by Extra 107 on Friday, October 4, 2019