• Compartilhe no Facebook

Cacique Ângelo Kretã, morto em 1980

Os nomes de lideranças indígenas estamparão os uniformes do Esporte Clube Bahia na Copa do Brasil e no Campeonato Baiano, em homenagem às etnias indígenas, que celebram seu dia na sexta-feira (19). Entre os homenageados estará o cacique kaingang Ângelo Kretã, liderança histórica da comunidade indígena de Mangueirinha, Sudoeste do Paraná.

O clube criou um núcleo de ações afirmativas, incumbido de abraçar causas sociais além dos gramados. Depois de reverenciar personalidades negras, protestar contra a intolerância religiosa e levantar a bandeira LGBT, o clube realiza homenagens aos povos indígenas. Nesta semana foi lançada a campanha “Não tem jogo sem demarcação”, em que se posiciona favorável à urgência de reconhecimento das terras indígenas.

O Bahia vai estampar as camisas dos jogadores com nomes de indígenas nos jogos contra Londrina, pela Copa do Brasil, e Bahia de Feira, pela final do Campeonato Baiano. Ambas as partidas serão realizadas na Fonte Nova, em Salvador.

Nomes como os de Vitorino Condá (1805 – 1870), Galdino Pataxó (1950 – 1997), Sepé Tiaraju (1723 – 1756), Mário Juruna (1942 – 2002) estarão junto ao de Ângelo Kretã (1942 – 1980) e muitos outros guerreiras e guerreiros indígenas da História do Brasil.

Kretã foi um dos principais articuladores do movimento pela retomada das terras indígenas no sul do Brasil na década de 1970, tendo sido o primeiro vereador indígena eleito do país, em 1976, no município de Mangueirinha. Ângelo dos Santos Souza Cretã, abriu a possibilidade de que outros indígenas participassem das disputas eleitorais, com destaque para o cacique Xavante Mário Juruna em 1978, eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro.

Considerado uma das principais lideranças étnicas do Brasil, Kretã morreu no ano de 1980 em um acidente de carro, numa estrada no interior da aldeia, fato contestado até os dias atuais. O nome de Ângelo Kretã estará nas camisas do Bahia durante o jogo contra o Londrina, nesta quinta-feira (18), a partir das 20h.