O município de Bom Sucesso do Sul é destaque no Brasil no âmbito da educação com a divulgação recente do ranking do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) que avalia a qualidade do ensino público. Bom Sucesso do Sul aparece em 6ª lugar no Brasil atrás somente de três municípios Cearenses, um gaúcho e outro paulista.

O município também desponta em 1º lugar no Paraná, seguida de Sertaneja na 46ª colocação no país, e a frente de outro município do Sudoeste, Bom Jesus do Sul que está na 48ª posição no Brasil.

Os dados, divulgados neste mês, estão disponíveis na página da internet do IOEB que também explica a metodologia empregada na pesquisa, o ranking completo e os parceiros do Centro de Liderança Pública (CLP) que é a Ong responsável pelo índice. Empresas de renome internacional, como bancos, a bolsa de valores de São Paulo (Bovespa), redes de investidores, especialistas em educação e gestão pública e empresários apóiam a Ong, que atua sem fins lucrativos.

Explicação

De acordo com o estudo, Bom Sucesso do Sul figura entre os melhores na educação por apresentar bons índices em outros levantamentos, como o Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica), por exemplo, com nota 7,5 em 2013. Outros itens que somam pontos são a infraestrutura, insumos e pedagogos, qualificação dos professores, evasão escolar, material didático, taxa de matricula e número de horas aulas.

A diretora municipal de Educação Cleodete Drancka Nichelle explica que uma série de investimentos que vem sendo feito nos últimos anos contribui para elevar esse índice. Ela cita como exemplo a implantação da metodologia Aprende Brasil, do sistema Positivo, com emprego de material didático revolucionário, que inclui salas informatizadas com nets e losa interativa, e formação continua de professores. Lembra também do potencial do corpo docente com praticamente 100% dos professores com especialização que recebem 40% a mais no salário como forma de incentivo público para aprimorar estudos. “Ainda temos orgulho em dizer que Bom Sucesso do Sul foi o primeiro município do Sudoeste a assumir o piso nacional aos professores que retribuem em mais atenção e dedicação aos alunos”, comentou Cleodete parabenizando professores e alunos.

A rede municipal de ensino ainda recebeu em 2015 a reformulação do plano de cargos e salários, e o atendimento 100% de crianças de 3 a 5 anos no centro municipal de educação infantil. Os alunos também têm a disposição uma brinquedoteca, com insumos e material pedagógico que auxilia o ensino através de brinquedos. A rede municipal de ensino é formada por 320 alunos.

Mais investimentos

Outros investimentos na educação também atingem os níveis do ensino médio, técnico e graduação. O prefeito Antonio Celso Pilonetto comemora o índice e diz que novos incrementos vão acontecer na educação. “Estamos licitando 2 novos ônibus para o transporte escolar e vamos ampliar a escola municipal Irmã Neli. Ainda fornecemos transporte gratuito para os acadêmicos que estudam faculdades e universidades da região, mantendo-os residindo aqui. Então os investimentos somados a qualidade dos nossos professores resultam em bons cidadãos no futuro, que é o que as sociedades precisam”, salienta Pilonetto, que comemora o índice.

O IOEB

O IOEB é formado a partir da relação de um conjunto de fatores e seus respectivos pesos. Esses fatores estão divididos em dois grupos: insumos educacionais, ou seja, fatores essenciais para um bom resultado educacional e resultados educacionais, sejam eles de atendimento, de aprendizado ou de aproveitamento escolar.

Quem organiza o IOEB é o CLP, que desenvolve líderes públicos empenhados em promover mudanças transformadoras por meio da eficácia da gestão e da melhoria da qualidade das políticas públicas. A Ong oferece aos líderes instrumentos práticos para ajudá-los a mobilizar e engajar a sociedade em mudanças eficazes, com ética e responsabilidade. O CLP é uma organização sem fins lucrativos e apartidária que atua em três frentes de trabalho: Mobilização, Educação e Gestão da Transformação. Mais informações no endereço www.ioeb.org.br/.

Índice do IOEB no Paraná e os melhores no Brasil

Paraná

1º – Bom Sucesso do Sul (6º)

2º – Sertaneja (46º)

3º – Bom Jesus do Sul (48º)

Os melhores índices no Brasil

Ceará

1º – Sobral (1º)

2º – Groaíras (2º)

3º – Porteiras (3º)

Rio Grande do Sul

1º – Centenário (4º)

São Paulo

1º – Novo Horizonte (5º)