Por Evandro Artuzi

Agricultores familiares da região sudoeste do Paraná vão receber a partir deste mês recursos do Bolsa Estiagem, do governo federal. São R$ 400,00 para cada família que teve perdas ocasionadas pela estiagem que atingiu a região entre o final de 2011 e início deste ano de 2012.

 

A relação dos municípios e agricultores contemplados foi divulgada nesta segunda-feira pelo governo, através da Delegacia Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Paraná. O repasse dos recursos deve ser feito em cinco parcelas de R$ 80,00 cada, com a primeira sendo paga no dia 18 deste mês.

 

Dos 42 municípios do sudoeste, 35 tem agricultores beneficiados. O maior número é de Santo Antonio do Sudoeste, com 397 famílias beneficiadas, seguido por Francisco Beltrão com 285 e Chopinzinho, com 220 benefícios.

 

O auxílio aos agricultores que tiveram perdas com a estiagem atende reivindicação da Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná) junto com entidades representativas da agricultura familiar, entre elas a Fetraf-Sul.

 

Em entrevista à Onda Sul FM nesta terça-feira (14/08), o presidente da Amsop e prefeito de Salto do Lontra, Luiz Carlos Gotardi (PMDB) comentou a conquista. O prefeito ainda lembrou que o auxílio deve atender outros municípios do Paraná, beneficiando mais de 12 mil agricultores.