Da Assessoria (postado por Larissa Mazaloti)

 

A secretaria municipal de Saúde informa que, desde o inicio do ano, o município de Francisco Beltrão recebeu 707 resultados de exames de pessoas notificadas com o sintoma da Dengue. Os exames foram feitos pelo Laboratório Central do Estado -LACEN.

 

Do total de exames, 378 são positivos, ou seja, 53% dos casos se confirmaram. Dos casos notificados, 377 negativos, ou seja, 47%. Segundo a secretária municipal de Saúde, Cíntia Ramos, o número de resultados negativos vem aumentando nas últimas semanas. “Isso reflete que as ações de controle da dengue no município estão surtindo efeito”, comenta.

 

Todos os Agentes de Saúde estão envolvidos diretamente no controle da doença. “As ações de combate à Dengue são feitas em todos os bairros da cidade, entretanto é necessário que a população se envolva ainda mais no combate ao mosquito, com vistas a evitar a disseminação de casos no município”, reforça Cintia Ramos.

 

De acordo com dados da secretaria, doze bairros já foram atendidos pelo Mutirão de Descarte. São eles: Antonio de Paiva Cantelmo, Jardim Virginia, Pinheirinho, Pinheirão, Luther King, Vila Nova, Industrial, Padre Ulrico, Presidente Kennedy, São Cristóvão, Alvorada e Sadia. Para Cintia Ramos, o mutirão é uma importante estratégia para combater a propagação do mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue, e será estendido o mutirão para todos os demais bairros da cidade. Nessa ação as equipes da prefeitura removem materiais que o morador, muitas vezes, não saberia onde destinar.

 

 

Mesmo com o frio, cuidados devem ser mantidos

 

 

A secretaria municipal alerta para que os cuidados durante o frio sejam mantidos. De acordo com relatórios sobre a atividade realizada no bairro Alvorada, a observação dos agentes é que um alto número de larvas do mosquito em piscinas. Por isso, é importante que, mesmo com o frio, os cuidados sejam mantidos. No caso das piscinas, os proprietários precisam ligar o motor todos os dias, utilizar cloro e algicidas recomendados pelo fabricante.

 

Outra ação preconizada pelo Programa Nacional de Controle a Endemias, do Ministério da Saúde, é a utilização do Fumacê. A Prefeitura está utilizando o Fumacê Pesado, um inseticida de baixa toxidade, utilizado para combater o mosquito da dengue. O fumacê tem alcance de até 50 metros.

 

Quando ele estiver passando pela sua rua é importante que você faça o seguinte:
– Deixe as portas e janelas abertas
– Cubra os bebedouros de água dos animais domésticos
– Cubra as gaiolas dos pássaros e
– Deixe os portões abertos para que o Agente da Dengue entre nos lotes

 

A secretária municipal de Saúde, Cintia Ramos, informa que a população pode ficar tranquilo quanto ao fumacê, pois ele não é prejudicial à saúde humana. O município conta com 153 profissionais atuando no controle da dengue, sendo 120 Agentes Comunitários de Saúde e 33 Agentes de Combate a Endemias.