Com 20 eixos de ação em 8 áreas prioritárias, o plano de desenvolvimento “Bituruna 2020”, foi apresentado nesta semana pelo prefeito Claudinei de Paula Castilho. O objetivo é implantar ações, obras, melhorias, investimentos e programas buscando mais qualidade de vida, oportunidades e desenvolvimento para o município do Sul do Paraná.

Conforme Castilho, há muito tempo o município não contava com um planejamento a longo prazo, devido às constantes alterações no comando do Executivo. Salienta que algumas ações do plano já estão em funcionamento, como a construção de novas pontes de concreto no interior, reformas nas estruturas da educação municipal, fomento do empreendedorismo, aquisição de máquinas e equipamentos, ações de meio ambiente e investimentos em turismo.

O plano de desenvolvimento baseia-se nas áreas de Infraestrutura; Esporte e lazer; Educação e Cultura; Saúde; Habitação, segurança e qualidade de vida; Geração de emprego e renda; Agricultura e meio ambiente; e Turismo.

Até 2020, o plano prevê a pavimentação de 15.000m² de calçamentos; Recape asfáltico; Abertura de vias públicas na área urbana; Construção de centros de convivência; Construção da cobertura da cancha de laço do Parque Municipal de Eventos; Novas estruturas esportivas; Criação da Casa da Cultura; Reforma das Unidades básicas de saúde e construção da unidade satélite no Agudo; Implantação do Programa Mãe Biturunense e do Centro da Mulher e da Criança; Implantação do programa Bituruna Mais Segura; Incentivo e fomento do empreendedorismo; Implantação de um novo parque industrial; Novas possibilidades de renda para o produtor rural; Aquisição de máquinas e equipamentos para a agricultura, obras e infraestrutura e Transformar Bituruna em um município ambientalmente correto e sustentável.

Todos os 20 eixos e as atividades que serão executadas em cada um deles está disponível no site da prefeitura municipal, onde a população pode acompanhar o andamento das atividades e apresentar suas sugestões.