Por Evandro Artuzi

 

Centenas de avicultores do Sudoeste ocuparam nesta segunda-feira (10/10), a Praça da Igreja Matriz Imaculada Conceição, em Dois Vizinhos, para discutir uma alternativa de negociação com a BR Foods, empresa originada a partir da fusão entre Sadia e Perdigão.

O manifesto foi iniciado no mês passado quando avicultores protestaram em frente à sede da BR Foods, também em Dois Vizinhos.

Também foram realizadas nos últimos dias reuniões em vários municípios da região, onde os avicultores demonstraram todo seu descontentamento com a empresa, que paga pouco pelos frangos e tem obrado investimentos constantes o que aumenta os custos.

A mobilização desta segunda-feira (10/10) foi fortalecida com a presença de vereadores, prefeitos e demais lideranças da região, além do Bispo da Diocese de Palmas e Francisco Beltrão, Dom José Antonio Peruzzo, que foi até a BR Foods.

Na conversa com o bispo, os diretores da empresa marcaram uma reunião para a próxima quinta-feira (13/10), às 14h, onde serão apresentadas propostas concretas aos avicultores. Essa decisão chegou aos interessados próximo do meio dia, com anunciou feito pelo próprio bispo.

Um dos organizadores do movimento contra a BR Foods é o padre Deoclécio Vigineski. Ao tomar conhecimento da reunião, marcada para quinta-feira (13), ele pediu aos avicultores um pouco mais de paciência e compreensão.

Segundo ele, se houver qualquer afronta a partir dessa decisão, a empresa pode recuar e as ameaças e retaliações que os avicultores estão sofrendo podem piorar.

OUÇA