O governador Beto Richa esteve na noite de sexta-feira (14) na Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Francisco Beltrão, a Expobel, um dos principais eventos do setor agropecuário do Estado, que ocorre há 47 anos. “É um dos maiores eventos do setor do Paraná, muito tradicional, que coloca produtos desta região e de todo o Estado como uma grande vitrina das riquezas e do agronegócio, que é a mola propulsora da nossa economia”, disse o governador.

Durante a vista a feira, Richa recebeu homenagens da Sociedade Rural de Francisco Beltrão e da Associação Regional dos Criadores de Raças Bovinas Leiteiras – Rural Leite Sudoeste.

“A Expobel reflete o momento do agronegócio paranaense, que tem total apoio e incentivo do governo estadual. É um setor que gera empregos para a nossa população, renda e uma atividade que tem salvo a balança comercial brasileira há muitos anos grantindo superavit”, afirmou o governador, acompanhado do líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano.

Richa apontou que o governo está em diálogo permanente com as entidades do setor e executa programas de auxílio ao produtor, em especial aos agricultores familiares que representam 90% das propriedades rurais no Paraná.

O prefeito Antonio Cantelmo Neto disse que a Expobel ajuda a movimentar a economia e atrai investimentos para a região. “A presença do governador é a demonstração de respeito pela nossa região. Francisco Beltrão, assim como todos os municípios do Paraná, é alcançada por diversos investimento do Governo do Estado que são fundamentais para o desenvolvimento do município”, afirmou o prefeito.

O coordenador da Expobel, Antônio Pedron, que é presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), lembrou que essa é a terceira vez que o governador visita a Expobel. “É um evento importante, que ocupa 150 mil metros quadrados do nosso parque, reúne 600 mil produtores e deve movimentar R$ 90 milhões em negócios”, disse Pedron.

O prefeito e as lideranças homenagearam o governador pelos investimentos feitos pelo Estado em Francisco Beltrão, como o novo prédio do Colégio Agrícola, a reforma e construção de um novo bloco no Colégio Estadual Eduardo Virmond, a construção da trincheira sobre PR-483. “Temos muito reconhecimento pela criação do curso de medicina no campus de Francisco Beltrão da Unioeste”, afirmou Pedron.

O coordenador da Expobel ressaltou, ainda, o apoio dado pelo governo estadual para a realização do evento, através da Sanepar, Copel, Secretaria da Agricultura e Secretaria da Cultura.

Importância – a Expobel é a terceira maior feira do Paraná, considerada uma das maiores exposições do Sul do país e está entre as 10 maiores do Brasil. Fomenta o desenvolvimento econômico, impulsiona novos negócios, amplia as redes interpessoais e estimula a inovação em diversas áreas profissionais. Esta é a 47ª edição do evento e segue até o dia 16 de março.

Desde que foi criada, a Expobel atraiu 250 mil visitantes, gerou 3.200 empregos diretos e indiretos e movimentou R$ 80 milhões na economia local e regional. Reúne expositores de vários locais e de diversos segmentos evidenciando o que existe na área industrial, comercial, agropecuário, gastronômico, segurança, meio ambiente, transportes, veículos, máquinas e equipamentos, bem como no meio cultural, garantindo aos visitantes inúmeras opções de lazer e entretenimento.