Dia 18 de junho, próxima quinta-feira, Francisco Beltrão vai receber visitantes de várias regiões do país e também de outros países, para realizar o Simpósio de Defesa Civil – Cidades Resilientes. Trata-se de um programa da ONU para países aliados. Entre as presenças, está confirmado o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi.

Quem estiver interessado em participar deve se inscrever logo porque as vagas são limitadas. Os organizadores temem que os 450 lugares do auditório da Unioeste sejam pouco para abrigar todas as delegações que já se inscreveram. Na coordenação do evento estão a Prefeitura de Francisco Beltrão e a 12ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil.

Segundo o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, José Carlos Vieira, a Prefeitura se empenhou para sediar este simpósio porque coloca o município no cenário da América Latina, além de já estar na página da ONU, a promoção é de grande interesse mundial e dá destaque para projetos futuros.

Pelo nível das palestras, será o evento mais técnico e mais relevante do ano, destaca o comandante do 3º Grupamento de Bombeiros Independente, major Antônio Schinda.

Programação

9 h – Abertura oficial com o prefeito Cantelmo Neto (PMDB) e a palavra do ministro Gilberto Occhi.

10h20 – Política estadual para redução de riscos de desastres: alinhamento ao marco de Sendai, com o secretário chefe da Casa Militar e coordenador de Proteção e Defesa Civil de São Paulo, coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira.

11 h – Campanhas das cidades resilientes do Brasil, com Sidnei Furtado, da ONU.

14 h – Reduzindo os riscos atuais e futuros, com o chefe regional das Américas para Redução de Desastres, David Stevens.

14h45 – Plano de contingência online no apoio às cidades resilientes, com o coordenador executivo de Proteção e Defesa Civil do Paraná, tenente-coronel Edemilson de Barros.

15h45 – Bacia hidrográfica como unidade de estudo – bacia do Rio Marrecas, com o professor dr. Wagner Aguiar, da UTFPR.