Começou as festividades de Carnaval.  Durante alguns dias, as pessoas aproveitam para se divertir, dançar. Algumas preferem sair do agito e descansar antes de retornar a rotina de trabalhos e estudos. Na próxima semana devido ao Carnaval (27 e 28) e Quarta-feira de Cinzas (01), repartições públicas, bancos e demais entidades adotam horários diferenciados de funcionamento. Acompanhe como fica no Paraná.

 

BANCOS
As agências bancárias ficarão fechadas na segunda (27) e na terça-feira (28) devido ao carnaval. Na Quarta-Feira de Cinzas (1º), os bancos abrirão ao meio-dia.
 
Os caixas eletrônicos funcionam normalmente e podem ser usados pela população para saques, depósitos e pagamento de contas. Os pagamentos também podem ser agendados pelos canais de atendimento, internet banking e caixas eletrônicos.
 
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as contas de consumo (água, energia e telefone) e carnês que vencerem nos dias 27 ou 28 poderão ser pagas sem juros ou multas na quarta-feira (1º). Em caso de cobranças de tributos estaduais e municipais, a Febraban recomenda que o pagamento seja antecipado.

 

COPEL
As agências e postos de atendimento da Copel, em todo o Estado, fecham na segunda (27) e na terça-feira (28). Na quarta-feira (01), abrem das 13h30 às 17h 30 e voltam a atender normalmente a partir da quinta-feira (02). Em casos de falta de energia ou emergência, os consumidores podem ligar para 0800 51 00 116, entrar no site (www.copel.com) ou contatar a Copel através do aplicativo mobile, disponível para quem usa tablets e celulares do tipo smartphone.
 
HOSPITAIS DO ESTADO

Funcionarão normalmente todos os dias.

 

SANEPAR
As agências da Sanepar fecham na segunda (27) e terça-feira (28) e voltam a atender na quarta-feira (01), às 13h30. O usuário poderá utilizar os serviços online pelo site ou pelo aplicativo Sanepar Mobile, para quem usa tablets e celulares do tipo smartphone. A Sanepar também mantém um serviço 24 horas por dia para atendimento via telefone pelo número: 0800 2000 115.

 

RECEITA ESTADUAL
Não haverá expediente em todas as agências na segunda (27) e na terça-feira (28). Na quarta-feira (01) as unidades abrem normalmente a partir das 12h.

 

DETRAN
Não haverá atendimento na segunda (27) e terça (28). O atendimento de todo o Estado será retomado na quarta-feira (01), às 12h.

 

POLÍCIA CIVIL
As delegacias da Capital, das regiões metropolitanas, do Interior, as especializadas e a de homicídios vão atender em regime de plantão 24 horas, na segunda (27) e terça-feira (28).

 

PROCON
Não funcionará na segunda (27), e terça-feira (28). Retorna na quarta-feira (01) a partir das 12h.

 

HEMEPAR
O Hemepar pede doações de sangue antes e depois do feriado. Nas 21 unidades de todo o Estado não haverá atendimento na segunda (27) e na terça-feira (28). O Hemepar retoma suas atividades na quarta-feira (01) a partir das 13h.

 

ESCOLAS ESTADUAIS
As escolas estarão fechadas na segunda (27), terça (28) e atenderá na quarta-feira (01) no período da tarde. As aulas voltam ao normal na quinta-feira (2).