Por Larissa Mazaloti

 

Bancos de Francisco Beltrão estão em greve a partir de hoje. Apenas caixas eletrônicos continuam funcionando. A notícia foi confirmada na manhã de hoje pelo presidente do sindicato dos bancários do sudoeste, Valdir de Souza de Oliveira a greve é um efeito cascata. Pato Branco aderiu na semana passada e hoje, Francisco Beltrão também para.

 

Valdir lembrou que no ano de 2010 após não haver negociação com a Fenaban, a classe de trabalhadores fez uma paralisação e só após, fecharem as agencias conseguiram um aumento de 7,5%. Neste ano, a história se repete.

 

Os bancários querem reajuste de 12,8% (5% de ganho real mais a inflação do período), valorização do piso, maior participação nos lucros, mais contratações e fim da rotatividade, e do assédio moral. No primeiro semestre o lucro dos principais bancos passa dos 27 bilhões de reais.

 

O presidente lembrou que não é vontade da categoria fazer a paralisação, mas essa é a única maneira encontrada, já que a Fenaban não aceitou negociar. Ele lembra que a greve irá acontecer por tempo indeterminado até que á Federação Nacional dos Bancos aceite a reivindicação.

Cooperativas de crédito não participam da greve.