Na segunda-feira (28), a Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão realizou mais uma Sessão Ordinária Itinerante, a 7ª deste ano. A comunidade visitada foi o Bairro Água Branca e a sessão aconteceu no centro comunitário do bairro, reunindo lideranças e moradores dos bairros e conjuntos habitacionais daquela região e comunidades do interior.

Na ocasião,  foi aprovado por unanimidade Projeto de Lei de autoria da vereadora Elenir de Souza Maciel (PP) que torna obrigatório a instalação de banheiros e bebedouros na área de atendimento dos cartórios da cidade, para uso dos clientes. Estes estabelecimentos terão prazo de seis meses para a adoção da medida, sob pena de advertência, multa e a não renovação de alvará. Elenir justifica que muitas vezes as pessoas ficam um longo período nestes estabelecimentos e precisam desta estrutura. Outro Projeto de Lei do Legislativo em pauta, do vereador Cleber Fontana (PSDB), cria o programa de resgate da história dos bairros. À pedido foi autor foi retirado por 15 dias.

Também por unanimidade recebeu aprovação Projeto do Executivo disciplina a concessão de instalação, manutenção, conservação e exploração publicitária em espaços públicos, caso de lixeiras, placas de denominação de ruas, bairros, praças e parques. Quem utilizar o espaço fica responsável pela aquisição do material, instalação e conservação. A escolha se dará por meio de licitação. O objetivo é buscar parcerias para melhorar a sinalização de ruas e logradouros, sem onerar os cofres públicos.

Outra matéria de iniciativa da vereadora Elenir Maciel concede Moção de Aplauso para o padre Harry Van Briel. Por meio de Requerimento Elenir está convidando o Major Antonio Schinda, comandante dos Bombeiros de Beltrão, para fazer uma explanação no Legislativo no dia 6 de outubro sobre o trabalho da Defesa Civil na região. Requerimento da Comissão de Saúde solicita da secretaria estadual de Saúde a implantação da UTI pediátrica no Hospital Regional do Sudoeste. A vereadora Maria de Lourdes Pazzini (PMDB) gestiona da secretaria municipal de Saúde a implantação do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) na unidade de saúde do KM 20.

Lideranças da Água Branca e de Rio Quibebe apresentaram reivindicações que estão sendo encaminhadas para a administração municipal. Durante a sessão, usou a Tribuna Neucir Oleinik, presidente da Associação de Moradores do bairro Água Branca, que agradeceu a presença dos vereadores naquela região e reforçou os pleitos, que foram definidos através de discussão com a comunidade.

Pleitos apresentados pela comunidade de Rio Quibebe:

– Melhorias na ponte sobre o Rio Marrecas que liga Rio Quibebe a Água Vermelha, principalmente nas cabeceiras e que a mesma seja elevada;

– Construção de depósito de lixo na saída da sede do Grupo de Cavaleiros Pé no Estribo e na sede da localidade;

– Implantação de uma ATI e um playground;

– Construção de um centro comunitário;

– Aquisição de um espalhador de adubo orgânico e uma carreta agrícola basculante;

– Melhorias e cascalhamento na estrada que dá acesso a comunidade

 Pleitos do bairro Água Branca:

– Conclusão das obras de pavimentação da avenida água Branca, até a PR 483

– Academia da Terceira Idade

– Posto de saúde, escola e Centro de Educação Infantil

– Centro Esportivo

– Reformas e ampliação do centro comunitário

–  Redutores de velocidade e colocação de tachões na PR 483