Acontece nesta terça (26) e quarta-feira (27), em Dionísio Cerqueira, Oeste catarinense, o Encontro de Integração Transfronteiriça entre Santa Catarina e Missiones. Representantes do governo estadual e da província argentina participam do evento, que tem o apoio do Sebrae e de instituições de ensino superior da região.

Entre os assuntos, será debatida a ampliação da oferta de ensino bilíngue – português de espanhol – em todas as escolas públicas de educação básica, ponto estabelecido dentro do Plano de Desenvolvimento e Integração Fronteiriço (PDIF-SC), elaborado em 2012 com a participação de mais de 60 entidades representativas dos setores público e privado, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento e do Sebrae.

Também será discutida a implantação de um gasoduto para a distribuição de gás natural para a matriz produtora do território da faixa de fronteira e a reedição do Convênio Marco de Cooperação entre Santa Catarina e a província de Misiones, firmado entre as partes em 2003, sem vigência atualmente. O acordo permite maior aproximação econômica e social das populações vizinhas.

Os participantes do encontro serão dividos em grupos de trabalho de acordo com cada um dos temas apontados como prioridades dentros do PDIF: Saúde, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Logística, Agricultura, Pecuária e Pesca, Controle e Segurança, Educação, Desenvolvimento Econômico, Turismo, Esporte e Lazer.