por Ivan Cezar Fochzato

fonte: rbs

 

A Coopercentral Aurora está negociando o arrendamento da unidade frigorífica da Avepar, em Abelardo Luz. A informação foi confirmada pela cooperativa após um mal- entendido sobre o pagamento dos avicultores da Avepar. A cooperativa está assumindo a produção da Avepar, mas não dívidas. De acordo com nota divulgada pela Aurora, a empresa assume os encargos contalizados desde 16 de novembro.

No início da semana, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul (Fetraf-Sul) divulgou a informação de que apresentaria uma ação judicial contra a Aurora e a Avepar, devido aos atrasos de mais de cem dias no pagamento de produtores. Na quinta-feira, o coordenador da entidade, Alexandre Bergamin, disse que, após o esclarecimento da cooperativa, a ação deve ser encaminhada apenas contra a Avepar.Celso Mattiolo, diretor da Avepar, afirma que vai apresentar uma solução para o caso dentro de 15 dias.

 

A Aurora afirma que assumiu o abate das aves para que os lotes não fossem perdidos e está entrando em contato com os produtores para firmar os contratos. A empresa acrescenta que a adesão não é obrigatória, podendo o produtor procurar outras opções.A estimativa é de que 400 produtores estavam abatendo para a Avepar. A produção diária era de até 70 mil aves e deve aumentar para 100 mil.