por Ivan Cezar Fochzato

O IAP ( Instituto Ambiental do Paraná) estará realizando audiências públicas nos dias 26 e 27, em Palmas e Coronel Domingos Soares, respectivamente, para apresentação dos EIA ( Estudos de Impacto Ambiental) e seus respectivos RIMA ( Relatórios de Impacto Ambiental) referentes ao licenciamento ambiental dos projetos  para construção das PCHs ( Pequenas Centrais Hidrelétricas) Paiol Grande e Engenho Velho.

 

 

Os projetos dos empreendimentos, de propriedade da empresa EPP – Empresa Paranaense de Participações, serão construídos no leito do Rio Iratim, em Palmas e Coronel Domingos Soares e que também abrangem o município e Bituruna.

 

 

As audiências Públicas atendem resoluções do CONAMA ( Conselho Nacional de Meio Ambiente) e SEMA ( Secretaria Estadual de Meio Ambiente), sendo que no dia 26 de abril, às 19h00 ocorre no Auditório da Câmara de Palmas para o projeto PCH Paiol Grande.

 

 

No dia 27 de abril às 15h00, a audiência ocorrerá no Salão Paroquial da Comunidade da Ponte do Iratim na Vila Rural de Cel. Domingos Soares, onde serão apresentados relatórios do empreendimento PCH Engenho Velho.

 

Após as audiência públicas, o IAP – Instituto Ambiental do Paraná, faz um estudo e entrega a licença de instalação. Com a licença em mãos, a EPP requer, na Aneel, a outorga que dará início à obra.

 

Os projetos haviam sido tornado públicos através de Reuniões Técnicas realizadas tanto em Palmas quanto em Coronel Domingos Soares, no final do mês de fevereiro.