Audiências para PCH São Luiz em Clevelândia e Honório Serpa

por Ivan Cezar Fochzato em 17 de outubro de 2018 10:15
por Ivan Cezar Fochzato em 17 de outubro de 2018 10:15

O Instituto Ambiental do Paraná(IAP) realizará duas Audiências Públicas referentes ao licenciamento ambiental do empreendimento hidrelétrico denominado PCH São Luiz, no Rio Chopim. O ato está marcado para hoje(17) dia 17, na Câmara Municipal de Clevelândia, às 19h00. Em Honório Serpa será amanhã(18) no Salão Comunitário da Comunidade Voltão – Assentamento Chopim 4, às 09h00.

As Audiências tem por objetivo esclarecer a população e demais interessados a respeito dos estudos apresentados pelo requerente e colher sugestões com a finalidade de subsidiar o processo de licenciamento ambiental do empreendimento acima mencionado. Nos dois locais serão apresentados o Estudo de Impacto Ambiental(EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), do empreendimento pertencente a  empresa Fapolpa Indústria de Papel e Embalagens .

A unidade terá capacidade para gerar 30 megawatts  que serão transmitidos ao Sistema Interligado Nacional, através da subestação de Clevelândia, distante 20 quilômetros da geração. A casa de força da PCH São Luís terá três turbinas geradoras de energia.

A PCH São Luiz terá uma barragem de 12,52 metros de altura e extensão de 612 metros entre as margens do rio. O lago terá 173 hectares de área, sendo que 103 hectares representam o leito natural do rio. Assim, a área de inundação efetiva será de apenas 70 hectares. A previsão é de um investimento superior a R$ 150 milhões de reais.

Compartilhar