A Promotoria de Justiça de Barracão promoveu, na última semana, duas audiências públicas no município de Bom Jesus do Sul para tratar do tema “Cidadania, Direitos e Deveres”, que integra o eixo de protagonismo do Movimento Paraná Sem Corrupção. Estiveram presentes mais de 2.500 pessoas nos dois encontros, entre representantes do MP-PR, de instituições e da população em geral.

O promotor de Justiça da Comarca, Danillo Pinho Nogueira, explicou aos presentes as principais funções e as áreas de atendimento do Ministério Público, destacando a importância do cidadão buscar melhorias para a sociedade e de atuar, também, como um fiscalizador de ações do Poder Público e de ações privadas. O promotor explicou, também, de que forma a corrupção pode afetar a vida de cada cidadão e como cada um pode contribuir para a diminuição de atos corruptos.

“A audiência pública buscou, principalmente, uma aproximação entre a sociedade e o Ministério Público. O que nós esperamos é poder contribuir de forma mais contundente, servindo de apoio para uma efetiva transformação da realidade social das pessoas, além de servir como uma ‘porta de entrada’ para futuras ações da instituição”, afirmou o promotor.

Em seguida, o foco foi no tema “Direitos, Deveres e Responsabilidades dos pais, alunos e professores”, assunto escolhido em reunião com docentes, Conselheiros Tutelares e Secretaria Municipal de Educação.

A campanha contra a PEC 37 também foi discutida no encontro. A Proposta de Emenda Constitucional, se aprovada, pretende retirar o poder de investigação do MP e de outras instituições. Cidadãos presentes na audiência pública assinaram, no local, abaixo-assinado contra a Proposta.