No próximo dia 02 de julho, na Câmara de Vereadores, acontece a primeira audiência pública do Plano Diretor do município de Palmas, Sul do Paraná.

A audiência servirá para a exposição do início das atividades de revisão do Plano Diretor Municipal. Também serão apresentados o cronograma do projeto e as metodologias que serão adotadas para a sua elaboração.

O Departamento de Urbanismo e a empresa URBTEC, responsável pela revisão do plano, disponibilizaram o Plano de Trabalho, de Comunicação e Participação Social.

Ainda na audiência pública, será formado um grupo de acompanhamento, composto por representantes de diferentes setores da sociedade. A revisão do Plano Diretor é composta por quatro fases. Em cada uma delas, será realizada uma audiência pública.

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.

A sua elaboração e revisão se divide entre os Estudo Preliminares, que estabelece as características dos estudos e institui a política de planejamento municipal; Diagnóstico, que identifica os problemas de desenvolvimento e aponta as variáveis para a solução desses problemas; Plano de Diretrizes, que define a política para a solução dos problemas escolhidos e fixa objetivos e diretrizes da organização territorial; e Instrumentação do Plano, elaboração do instrumento de atuação, de acordo com as diretrizes estabelecidas, e identifica as medidas para atingir os objetivos escolhidos. Esse plano deve passar por revisão a cada 10 anos.