Está marcado para as 18h00min desta terça feira (25), na câmara de vereadores de Chopinzinho, uma audiência pública para discutir com a comunidade a “Regularidade Ambiental da empresa Upa Couros e a propagação de odor fétido pela empresa”.

Deverão participar da audiência, representantes da empresa Upa Couros, do IAP-Instituto Ambiental do Paraná; do IBAMA-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; Ministério Público; Procuradoria Municipal; Secretaria de Agricultura; Vice-Prefeito e Prefeito Municipal; vereadores e demais autoridades locais. Também toda a comunidade está sendo convocada para discutir o assunto e achar uma solução para o problema.

Na audiência serão levantadas questões para saber se o mau cheiro que infesta à cidade diariamente é causada pela atividade desenvolvida pela empresa; Quais as causas da origem do odor fétido; Influência climática na origem, intensidade e propagação do odor; Situações externas de agravamento do mau cheiro; Ações empregadas pela empresa para mitigar a origem e propagação do mau cheiro; Outras ações que podem ser empregadas com auxilio do poder público e discutir soluções de curto, médio e longo prazo.

A iniciativa é da câmara de vereadores através da Comissão de Agropecuária, Emprego e Renda e Meio Ambiente composta pelos vereadores Jacir Salmória, José Ângelo Foppa e Claudemir Malage, depois da crescente onda de reclamações da população em função do mau cheiro que se propaga pela cidade quase todos os dias.

Em função da audiência pública, a sessão ordinária da câmara de vereadores está programada para iniciar às 17h00min.

A Rádio Difusora América excepcionalmente nesta terça não levará ao “ar” o programa Viola e Gaitaço, e transmite ao vivo a 10ª Sessão Ordinária a partir das 17 horas e a Audiência Pública a partir das 18 horas.