No próximo dia 30 de maio, às 19h30, estará sendo realizada no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori em Palmas, sul do Paraná, uma  Audiência Pública, oportunidade em que estarão sendo discutidas questões relacionadas à saúde pública no município.

Motivado pelo Ministério Público, o ato  pretende ouvir a população sobre questões relacionadas a falta de resolução dos problemas de saúde;  fluxo dos procedimentos médicos, de exames, distribuição de medicamentos, cirurgias e encaminhamentos para tratamentos pelo Departamento de Saúde do município, dentre outras questões relativas ao setor.

Conforme a promotora de Justiça, Renata Nascimento Silva, a audiência  servirá para instruir Procedimento Administrativo para apurar responsabilidades instaurado  pela promotorias de justiça da Comarca.  Para o ato, as pessoas poderão se inscrever no início dos trabalhos e  poderão opinar  e apresentar sugestões sobre os assuntos em pauta.  A partir das exposições e debates, o Ministério Público dará andamento as ações em curso.

A audiência pública é uma das formas de participação da população no encaminhamento dos assuntos públicos previstos pela Constituição e  que propicia a troca de informações, bem como o exercício da cidadania. Seus principais traços são a oralidade e o debate efetivo sobre matéria relevante, comportando sua realização sempre que estiverem em jogo direitos coletivos.