por Ivan Cezar Fochzato

 

Mais de 1.500 trabalhadores, de 144 indústrias do Paraná, participam no feriadão de 15 de novembro da etapa estadual Jogos do Sesi. As competições acontecem em Arapongas e a entrada para o público é gratuita.Maior e mais tradicional competição esportiva classista do Brasil, os Jogos do Sesi reúnem industriários de todo o Paraná, que buscam o título estadual em 16 modalidades esportivas, individuais e coletivas.

 

Os vencedores em Arapongas vão disputar com Santa Catarina e Rio Grande do Sul o regional Sul-Brasileiro, que neste ano acontece em Blumenau, de 30 de novembro a 2 de dezembro. A fase seguinte é a nacional, a ser disputada em 2013, no Rio de Janeiro.

– Os trabalhadores que disputarão o título estadual  são os finalistas entre 12 mil industriários envolvidos nas competições, desde o começo do ano, nas fases municipal e regional. No Brasil, os Jogos envolvem mais de 500 mil trabalhadores.São 16 modalidades individuais e coletivas: atletismo, basquetebol, futebol, futebol sete (livre e máster), futsal, natação, voleibol, vôlei de praia, tênis, tênis de mesa, bocha, bola 8, bolão, dominó, truco e xadrez.

A unidade do Sesi em Arapongas preparou 11 locais de provas. Algumas modalidades serão disputadas em Apucarana e em Londrina.

A região Oeste e Sudoeste estará representada por equipes de 25 indústrias de Francisco Beltrão, Palmas, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Dois Vizinhos, Ampére, Marechal Cândido Rondon, Palmas e Pato Branco.

 

Dentre as  empresas  da região que participarão das competições estão a Gaam, de Ampére;  Alcast, Copel, Correios e Marel, de Francisco Beltrão; Alcast e Saneamento Brasil (Palmas), Eletrobras (Dois Vizinhos); Simosul (Ampére), Sudoeste (Pato Branco).