Por Evandro Carlos Artuzi (12h10)

Associados da Coohabel II (Cooperativa Habitacional Beltronense) se reuniram na manhã desta terça-feira (09) no Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para discutir a situação do loteamento que está sendo aberto às margens da PR 483, em Francisco Beltrão. O IAP não estaria autorizando a construção de casas no local, explicou Norberto Citon, membro da Coohabel.
Segundo ele, documentos são exigidos, porém quando apresentados ao IAP são sempre contestados. A situação tem prejudicado nossos associados que adquiriram os terrenos e querem iniciar a construção de seus imóveis. Na reunião desta manhã ficou acertado que uma nova vistoria será realizada no local.
“Hoje às 14h vamos acompanhar o técnico do IAP ao local para uma nova medição da área. Assim devem ser liberados os terrenos que não atingem a área de manancial, quanto aos demais vamos discutir na justiça”, disse Norberto.
A justificativa do órgão ambiental é que alguns lotes estão muito próximos da área de manancial. Segundo Izair Favreto, chefe regional do IAP, o órgão não e contrário ao loteamento, entretanto, os associados devem ter consciência que há uma área a ser preservado e nenhuma edificação pode ser construída nesse local. Se isso for respeitado liberamos a área imediatamente, o que não podemos é contrariar a legislação ambiental, frisou Favreto.

Ouça