Nesta quinta-feira (02) e sexta-feira (03), a Unicafes-PR (Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária) realizou o Congresso Trianual do Cooperativismo Solidário. Durante o evento, que aconteceu em Francisco Beltrão, o deputado federal Assis do Couto (PDT-PR) fez uma palestra sobre a Reforma da Previdência e anunciou a indicação de uma emenda parlamentar individual no valor de R$ 700 mil para a entidade.

De acordo com o parlamentar paranaense, o recurso deverá ser utilizado para a realização de eventos de formação e cursos de capacitação com ênfase no cooperativismo. Assis lembrou que a indicação já está no orçamento de 2017 da União, nominal à Unicafes. “É semelhante ao que fizemos em 2015. E a forma que vocês executaram aquele projeto, que vocês prestaram contas, é o que mais anima a fazer mais esta indicação para entidade. Pela necessidade que tem e pela forma que vocês executaram o projeto. Não estou fazendo mais do que minha obrigação para ajudar a Unicafes”, disse.

Para firmar o compromisso com a indicação, Assis e o presidente da Unicafes-PR, Nilceu Kempf, assinaram um termo de cooperação entre o mandato e as cooperativas.

Assis reiterou que, para ele, é uma alegria poder contribuir com o bom trabalho realizado pela Unicafes-PR. “Eu acompanhei todos os passos de criação deste cooperativismo. Desde as primeiras cooperativas aqui na região, depois vieram as cooperativas de crédito, o sistema Cresol, as cooperativas de leite de várias regiões, de comercialização. E a criação da organização estadual e nacional. Sou testemunha das dificuldades que vocês enfrentaram nestes anos todos. Muitas vezes vocês fazem milagre para manter a Unicafes funcionando e trazendo os resultados que os agricultores precisam”, completou.

Assis e o presidente da Unicafes-PR, Nilceu Kempf, assinaram um termo de cooperação entre o mandato e as cooperativas. Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Assis e o presidente da Unicafes-PR, Nilceu Kempf, assinaram um termo de cooperação entre o mandato e as cooperativas. Foto de divulgação