O deputado federal Assis do Couto (PT-PR) comemorou uma década como deputado federal em evento realizado nesta sexta-feira (10) em Francisco Beltrão. O parlamentar relembrou o começo da sua vida política e a criação do Sistema das Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol) e da Associação de Estudos e Orientação para Pequenos Agricultores (Assessoar). “Nunca atuei nos movimentos cooperativos e sindicais pensando em disputar uma eleição, mesmo sendo filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1986”, contou. Mas a necessidade de lutar pelas demandas da agricultura familiar e dos pequenos municípios o levou para Câmara Federal, em 2002.  

Ao lado da sua esposa, Maria Helena do Couto, Assis também destacou os 10 anos de governo democrático e popular. “Tenho muito orgulho em fazer parte dessa geração que elegeu o primeiro operário presidente e a primeira mulher para ser presidenta da República. Nos últimos anos vivemos a melhor fase da política brasileira”, afirmou.

O deputado fez questão de agradecer a todas as pessoas que o acompanharam ao longo da sua vida política e fez uma homenagem especial a sua mãe Rosalina Couto, que compareceu ao evento. “O momento é de comemorar, o momento é de alegria por essa caminhada de 10 anos de mandato”.

Mais de 100 pessoas participaram do evento. Entre elas, o presidente da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes, Luiz Possamai; a deputada estadual Luciana Rafagnin (PT); o vereador Roberson Fieira (PT); o prefeito de Francisco Beltrão, Antônio Cantelmo Neto; o ex-vereador Jocemar Madruga, o ex-presidente da Cresol Vanderley Ziger; o presidente municipal do PT, Saudi Mensor e o deputado estadual Nelson Luersen (PDT).

Em entrevista à Onda Sul FM nesta terça-feira (14), Assis do Couto contou um pouco de sua história politica, iniciada graças ao apoio das entidades sociais.