Uma das prioridades do mandato do deputado federal Assis do Couto para este ano, 2016, será a indicação de emendas parlamentares para custeio na área de saúde. A iniciativa partiu de uma reunião do deputado com secretários municipais de saúde, na metade do ano passado. Na ocasião, os secretários comentaram a dificuldade de gerir a saúde nos municípios. Assim, Assis indicou para este ano valores expressivos para os custeios. Entre estes investimentos está a indicação de R$ 600 mil para aumentar o teto financeiro do CRE (Centro Regional de Especialidades).

Segundo informações do atual presidente da ARSS (Associação Regional de Saúde do Sudoeste), o prefeito de Ampére, Hélio Alves, a intenção é inaugurar o novo prédio do CRE ainda no primeiro semestre deste ano. A ARSS é a associação responsável pela gestão do centro de saúde. Após uma conversa com Hélio Alves, na semana passada, e também com o presidente da Amsop, Luiz Bandeira, o deputado Assis do Couto compartilhou a decisão com a coordenadora da ARSS, Rosely Machado Newton, e também com a coordenadora da 8ª Regional de Saúde, Cintia Ramos. A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira (15), no escritório do deputado em Francisco Beltrão.

“Este investimento vai permitir que os gestores do CRE aumentem os atendimentos ou amenizem o custo com saúde repassado pela associação aos municípios”, comentou o parlamentar. Rumo a Brasília, o deputado leva na mala documentos da associação e pretende marcar uma reunião no Ministério da Saúde o quanto antes para dar agilidade aos repasses.

Mobiliário

Com a iminência da inauguração do novo prédio do CRE, o deputado Assis também estuda a possibilidade de indicar recursos no orçamento da união para aquisição de mobiliário para o novo prédio. A necessidade de recursos para o mobiliário foi exposta por Rosely e Cintia durante a reunião desta semana.

Em 2012, o deputado Assis do Couto indicou R$ 1 milhão em emendas parlamentares para viabilizar a construção do prédio, que deve ser inaugurado este ano e vai melhorar a saúde da população dos municípios da microrregião de Francisco Beltrão que fazem parte da Associação Regional de Saúde.