Teve início terça-feira (24) e encerra hoje (26) a Assembleia Ordinária da CNBB Regional Sul 2.

O episcopado está reunido para tratar dos assuntos da igreja no Estado. A Assembleia é uma reunião anual de todos os bispos do Paraná, das 20 Dioceses, sendo que duas são Eparquias Ucranianas (São João Batista e Imaculada Conceição), informou o padre Mário Spaki, Secretário Executivo da CNBB Regional Sul 2.  “São 835 paróquias e 9.700 comunidades espalhadas pelo Paraná”, contou padre Mário.  “A Assembleia reúne os bispos que são os detentores da unidade em cada Diocese”, esclareceu.

Ainda de acordo com o Secretário Executivo, na Assembleia Geral são discutidos os temas de interesse estadual e realizado uma avaliação da caminhada anual. “Os assuntos diocesanos são tratados na própria diocese”, disse.

Dom Mauro Aparecido dos Santos, Arcebispo de Cascavel e Presidente do Regional Su2 da CNBB, destacou que nesta Assembleia será eleita a nova Presidência do Regional Sul 2 (Presidente, Vice Presidente e Secretário) e um bispo representante para cada uma das 4 províncias do Regional (Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel) além de um membro para representar o Regional, juntamente com o Presidente, no Conselho Permanente da CNBB Nacional.

O Cardeal Dom João Braz de Aviz está presente na Assembleia e, de acordo com dom Mauro, ele irá explanar aos bispos sobre a caminhada da igreja no mundo junto com o Papa Francisco. A Assembleia neste ano acontece em Apucarana, diocese paranaense que completa 50 anos.  O CEFAS – Centro de Encontro da Família Sagrada é o local onde o episcopado está reunido.

Fotos: Ilma Balthazar – Sandra Candido – Marcos Candido