Ser uma liderança em seu município e contribuir com as pessoas ou ser apenas a detentora de um cargo ou titulo? Esses e outros questionamentos mexeram com um grupo de mulheres na tarde desta quinta-feira (3) no auditório da Amsop quando da oferta de uma palestra disponibilizada pela Associação das Senhoras dos Prefeitos do Sudoeste do Paraná (ASPS).

O encontro, que foi conduzido pela empresária e palestrante Ione Cortese, chamou atenção para a relevância da função das mulheres dos prefeitos e das demais mulheres que ocupam cargos em departamentos e secretarias. Ione lembrou as participantes que elas podem ajudar a transformar uma cidade e ainda fazer o trabalho com alegria e disposição, ou optar por ser amarga e sem iniciativa e deixar sempre as coisas acomodadas. “Nós temos uma força muito grande para fazer as coisas, só precisamos estar bem de corpo e de alma e lutar para conquistar benefícios para as pessoas. Temos essa condição ao contrário da maioria das pessoas que precisam da nossa ajuda. Então vamos viver bem e com amor e ser útil em nosso meio”, afirmou a palestrante, que deu dicas para aprimorar o trabalho.

A palestra intitulada “Contribuindo com um mundo melhor” foi ofertada pela ASPS com o intuito de estimular as mulheres dos municípios da região em ampliar sua atuação. A presidente da ASPS a primeira-dama de Marmeleiro Marilene Perin Bandeira salienta a necessidade constante de preparar as mulheres no meio público para os desafios. “Grande parte das primeiras-damas e das demais mulheres que exercem cargos públicos no município pela primeira vez tem uma dificuldade muito grande em trabalhar. Penso que palestras como essas ajudam a dar direcionamento para as mulheres poderem desempenhar melhor sua função e aí sim fazer a diferença em seu município”, comentou Marilene.

Estatuto

Outra informação repassada pela diretoria da ASPS é a adequação do estatuto da entidade. Foram feitas algumas alterações em conformidade com a legislação pontuando ajustes principalmente na captação de recursos, que agora serão obtidos apenas por meio de doação voluntária das integrantes da associação.