por Alencar Pereira

 

O município de Palmas, sul do Paraná, faz parte dos 282 municípios no Estado do Paraná em que as ligações de orelhões agora são gratuitas. A lista foi divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na terça-feira (04).

 

Segundo nota da Anatel, a empresa Oi está proibida de cobrar pelas ligações feitas a partir de orelhões. A medida beneficia os usuários que usarem o aparelho público para realizar chamadas locais para telefones fixos. A novidade é boa se os orelhões disponíveis em Palmas funcionassem, o grande problema que o usuário encontra são telefones mudos ou totalmente depredados.

 

O portal RBJ conversou com o técnico da empresa Oi, que realiza a manutenção dos aparelhos na cidade, segundo ele Palmas tem hoje 160 orelhões que estão sob sua responsabilidade à maioria nos bairros, onde concentrasse o maior número de aparelhos com problemas. Disse que a troca de aparelhos tem que ser constante e culpa os vândalos que destróis os orelhões.

 

De acordo com a Anatel, a medida foi criada a partir de uma fiscalização feita nos telefones públicos, de todas as concessionárias, em setembro do ano passado. A agência constatou que 30% dos equipamentos públicos da Oi não funcionavam devidamente. A medida vale até 30 de outubro