A queda de uma árvore danificou parcialmente uma residência em Chopinzinho, Sudoeste do Estado. A ocorrência foi registrada pela Defesa Civil (Bombeiro Comunitário) na manhã desta quarta-feira (22).  Foi na Rua Ipê, Loteamento Alto Jardins II, próximo ao Chopinzinho Clube de Campo.

De acordo com a Defesa Civil, a árvore que media cerca de 15 metros de altura atingiu parte da cobertura e uma das laterais da casa. A proprietária estava no local, mas não se feriu, apenas ficou assustada.

A queda foi provocada por problemas na raiz da planta. Profissionais da Secretaria de Meio Ambiente fizeram vistoria no local e, em seguida, a Defesa Civil foi autorizada a fazer a remoção da árvore, da espécie Umbuzeiro.

Umbuzeiro

O umbuzeiro apresenta forma biológica e estacional de uma planta arbórea. A altura varia de 4 m a 6 m e copa umbeliforme (que se assemelha a uma umbela), com diâmetro em torno de 10 m a 15 m.

O sistema radicular especializado é constituído por raízes longas, esparramadas no plano horizontal, estando próximas à superfície do solo, com túberas (xilopódios) – cerca de 367 por planta – , as quais se atribuem como intumescências fornidas de tecido lacunoso e celulósico. Tais estruturas são capazes atingir até 20 cm de diâmetro, encontradas, frequentemente, entre 10 cm e 30 cm de profundidade. A finalidade primordial destas intumescências está no armazenamento hídrico, mineral e de outros solutos relevantes para a continuidade de um balanço hídrico favorável ao crescimento saudável da planta.

O caule do tipo tronco com ramificações cimosas, de 3 a 5 principais, as quais podem ocorrer desde a base ou até 1 metro de altura do solo, apresenta copa baixa, vasta e arredondada com aproximadamente 10 m de diâmetro, sustentada pelo tronco curto, acinzentado, de galhos assimétricos, definhados e retorcidos. Apresenta casca morta de camada média variando entre 2 mm a 5 mm, com ritidoma liberando-se em placas sub-retangulares, e casca viva, de espessura média entre 5 mm e 12 mm, esta avermelhada interiormente. A madeira do umbuzeiro é leve, naturalmente trabalhada, no entanto, de baixa durabilidade.

Fotos: Divulgação Defesa Civil