Artesão acompanhado pelos vereadores de Francisco Beltrão. Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Artesão acompanhado pelos vereadores de Francisco Beltrão. Foto de divulgação

O artista beltronense Marcio Ronsani esteve na Câmara de Vereadores de Francisco Beltrão nesta segunda-feira (19). Na ocasião, apresentou seu trabalho artesanal com palitos de fósforo. Ele foi convidado através de requerimento do vereador Ivanir Tupi Prolo (PP), aprovado por unanimidade. Marcio também falou sobre problemas que enfrentou na vida, como venceu as dificuldades e a maneira como iniciou este trabalho de construção de réplicas de monumentos históricos, que já tem o reconhecimento da comunidade.

Marcio é beltronense, nascido no Distrito de Nova Concórdia, onde residiu até seus 18 anos. Buscando mais opção de trabalho, mudou-se para a cidade de Francisco Beltrão. Há mais de dez anos começou a fazer pequenos quadros de palitos de fósforo. Com o passar do tempo aperfeiçoou seu trabalho e com apoio de pessoas ligadas a arte, começou a montar maquetes de monumentos históricos. Com a ajuda da artista Carmes Franciosi reproduziu a primeira ponte coberta do município, usando 4.760 palitos de fósforo e 1.100 palitos de picolé. Também reproduziu a primeira Prefeitura de Francisco Beltrão, com 7.520 palitos de fósforo e 740 palitos de picolé.

Outras obras feitas pelo artesão são o Colégio Nossa Senhora da Glória, a Igreja de Seção Jacaré, o Museu da Colonização, Estádio Anilado, Biblioteca Pública, a Torre da Concatedral Nossa Senhora da Glória, a antiga Igreja de Nova Concórdia, dentre outros trabalhos. Por uma semana a exposição pode ser visitada na Câmara de Vereadores. Os trabalhos estão disponíveis em seu blog, www.artesanatosmarcio.blospot.com.