Representantes da Arcafar Sul (Associação Regional das Casas Familiares Rurais) estiveram no início desta semana em reunião com o deputado Assis do Couto, no escritório regional em Francisco Beltrão. Carina Minetto, diretora da Casa Familiar de Francisco Beltrão, e Maria Dalla Costa, entregaram ao deputado um convite para participar de um evento promovido pela associação. O evento será um ato político, onde casas familiares rurais apresentarão algumas reivindicações ao governo federal e também ao governo estadual. De acordo com Maria e Carina, hoje as instituições passam por dificuldades.

A reunião acontecerá no próximo dia 23 de Julho, às 13h30, no Cine Teatro Iguaçu. Entre os principais itens da pauta estão a situação atual das Casas Familiares Rurais e o futuro das Casas no Paraná. As organizadoras do evento reforçam que o objetivo não é solicitar recursos financeiros para a manutenção das instituições de ensino, apesar das dificuldades. Mas sim apoio para articulação em prol das Casas Familiares Rurais.

O deputado Assis explicou que neste ano será realizado um intenso trabalho para a regulamentação de alguns pontos da Lei da Agricultura Familiar, de sua autoria, que tratam da educação profissional do campo. “Nós temos a Lei da Agricultura Familiar aprovada, mas faltam alguns pontos a serem regulamentados. Entre elas, está a questão da educação”, reforçou o deputado. “Eu tenho um sonho, de que todos os agricultores familiares do Brasil, no futuro, tenham um diploma e possam dizer: eu estudei para ser produtor de alimento saudável para este País e esta é minha profissão”, acrescentou.

Assis está articulando uma reunião na Secretaria do Ensino Tecnológico do Ministério da Educação (MEC) e, nesta reunião, que pode acontecer ainda nesta semana, prometeu tratar da situação das Casas Familiares Rurais do Paraná com o secretário da pasta.