Os deputados estaduais finalizaram na quarta-feira (16), as votações sobre o projeto de lei 904/2015, que cria o 27º Batalhão da Polícia Militar em União da Vitória, Sul do Paraná. Aprovado em redação final pelo plenário da Assembleia Legislativa, o projeto segue agora para a sanção do governador Beto Richa (PSDB).

O Batalhão atenderá os municípios de abrangência da atual 2ª Companhia Independente, Bituruna, Cruz Machado, General Carneiro, Mallet, Paula Freitas, Paulo Frontin, Porto Vitória e mais os municípios de São João do Triunfo, Antônio Olinto e São Mateus do Sul. O 27º BPM será constituído por três companhias – duas em União da Vitória e uma em São Mateus. A expectativa é que o efetivo policial se aproxime de 400 agentes na área do Batalhão, que conta com uma população de cerca de 200 mil habitantes.

O PL 904/2015, que fixa em 27.948 militares o efetivo da PM do Estado, também prevê a criação do 26º Batalhão de Polícia Militar de Telêmaco Borba; a transferência da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar para o município de Loanda e a rearticulação da área do 8º Batalhão de Polícia Militar; a criação da 4ª Companhia do 19º Batalhão de Polícia Militar no município de Santa Helena e a rearticulação da área da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar na Lapa.