Foi lançada oficialmente, na noite desta quinta-feira (28), a programação da EXPOSOJA 2019 (Exposição-Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Abelardo Luz), que acontecerá de 4 a 7 de abril, no Parque de Exposições “Manoel Lustosa Martins”. O evento de lançamento ocorreu no Quedas Park Hotel, com a presença de várias autoridades, patrocinadores, expositores, apoiadores e órgãos de imprensa de toda região.

A expofeira deve reunir aproximadamente 150 expositores de todos os ramos de negócios, com expectativa de público de 40 mil pessoas nos quatro dias do evento.

A EXPOSOJA 2019 reunirá as principais feiras comerciais e eventos agropecuários de Abelardo Luz. A programação foi idealizada com objetivo de mostrar a força do agronegócio e as potencialidades econômicas do município, onde se produz uma das melhores sementes do País, com alto vigor e qualidade. Por esta caraterística foi reconhecida, em 2001, como “Capital Catarinense da Semente de Soja” e, em 2014, por decreto federal, ganhou o título de “Capital Nacional da Semente de Soja”.

O cultivo de soja em Abelardo Luz começou no ano de 1968 quando alguns produtores trouxeram a novidade do Rio Grande do Sul. Segundo o IBGE, a área plantada de soja em Abelardo Luz, para a Safra 2018/2019, é de 48 mil hectares. A previsão de colheita é de 3 milhões de sacas, com uma média de produtividade de 70 sacas por hectare. Estão em operação 15 sementeiras de soja que produzem cerca de 50 mil toneladas de sementes. Por seu alto índice de germinação, a semente abelardense é muito requisitada e cultivada em lavouras das principais regiões produtoras do país, como MT, MS, PR, RG e GO, inclusive no Paraguai.