Após ventos e chuva, frio voltará com força à região

por Ivan Cezar Fochzato em 11 de junho de 2018 15:47
por Ivan Cezar Fochzato em 11 de junho de 2018 15:47

Tempo nesta segunda-feira(11) em Palmas, sul do PR. Foto: Anayra Federizzi

Nova e forte onda de frio deverá atingir a região ainda nesta semana. Em Palmas, sul do Paraná, no perímetro e na região do Horizonte, as mínimas deverão ser negativas.

Entre quarta e domingo(17), os termômetros poderão  medir -3.0ºC na altitude dos Campos de Palmas, conforme a Epagri/Ciram.

A queda ocorrerá a partir do quadro de instabilidade presente até amanhã(11). O dia de frio mais intenso será na próxima sexta-feira, com mínimas abaixo de zero, conforme quadro do Simepar.

O Instituto Nacional de Meteorologia(INMET) publicou nesta segunda-feira(11) o Alerta Laranja válido para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que pode ter volume de  chuva 50 e 100 mm/dia.

Os ventos intensos (60-100 Km/h) oferecem risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. No Estado o aviso vale para as regiões Oeste Paranaense, Sudoeste e Sul Paranaense.

FRIO

Temperaturas mínimas bateram recorde, dos últimos anos, na madrugada/manhã DE sexta-feira, 08 de Junho, em Palmas, sul do Paraná. A geada moderada/forte foi registrada com as variações de entre – 2.5 e – 5.0ºC. Em Coronel Domingos Soares as medições de ambiente, igualmente, atingiram -5.0ºC.

Os valores negativos foram  sentidos desde o início da madrugada. A zero hora,  Simepar mediu -2.5ºC na Estação do Iapar, na região do bairro Aeroporto.

Posteriormente, a temperatura variou entre -3.1 e – 4.0ºC, conforme a região da cidade. Na altitude dos Campos de Palmas(Horizonte), os termômetros atingiram -4.0ºC, na medição da Epagri/Ciram. Moradores da região registraram em equipamentos domésticos, -5.0ºC.

A menor temperatura deste ano tinha sido em 23 de maio, com mínima de -0.7ºC, no perímetro urbano.  Nos  Campos, –2.3ºC, às  03h20 da madrugada.

 

Compartilhar