Com o tema “Inclusão se conquista com autonomia”, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizada entre os dias 21 e 28 de agosto, tem o objetivo de ressaltar a importância de entender e discutir conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados com a vida de pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

A APAE de Palmas, sul do Paraná, está realizando durante esse período uma série de atividades, fomentando as discussões entre pais, alunos, professores e comunidade. Na última sexta-feira (21), a programação da iniciou com uma reunião com os alunos da Escola Sinhara Vianna, sobre a temática da Semana Nacional. No sábado (22), foram realizado o 3º Encontro da Família na Escola, Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a 6ª Mostra de Trabalhos Acadêmicos. Nesta segunda-feira (24), professores e alunos participam de um pedágio na área central da cidade, distribuindo convites para que a comunidade visite e conheça os trabalhos desenvolvidos pela APAE.

Conforme a diretora da Escola Sinhara Vianna, professora Carla Moraes, as a programação segue até a próxima sexta-feira (28), com ampla participação da comunidade escolar. Destacou a importância das discussões em torno da inclusão, pois diversos pontos da temática têm evoluído, porém, a passos muito lentos. “A inclusão precisa ser maior. Nós precisamos entender que a sociedade é diversificada e fica a expectativa de lazer para todos, para que não continuemos num modelo segregado. São questões que nós temos muito a evoluir”, avaliou.