A Companhia de Energia de Santa Catarina(Celesc) anunciou diversas medidas para melhorar a distribuição aos consumidores de Passos Maia, no Oeste do Estado. As ações, que serão estendidas a outros municípios da mesma região, foram repassadas ao setor jurídico do governo municipal, após cobranças para resolução das frequentes quedas no abastecimento.

Além do aumento de eletricistas, a rede que  atualmente passa por dentro do Parque Nacional das Araucárias  será deslocada para as margens da estrada principal no Assentamento Conquista do Horizonte. Será construída com condutores protegidos, que evitam  desligamento por toques de vegetação e animais. A obra está em processo de licitação, com previsão de conclusão até novembro deste ano.

A partir de Junho, haverá intensificação das roçadas e podas de árvores nas faixas de segurança, bem como,   instalados religadores em ramais nas regiões dos Assentamentos União do Oeste, Conquista do Horizonte e Linha Indumel, comunidades próximas da divisa com o Paraná, no limite com Palmas.

Outra grande obra está projetada para o próximo ano com a  ampliação da capacidade do sistema que alimenta Passos Maia, Ponte Serrada, Vargeão e Faxinal dos Guedes, possibilitando redirecionamento da distribuição em caso de queda em algum dos municípios.