Desde ontem (30), a população de Ampére está contando com uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) funcionando no município. A inauguração da UBS aconteceu no último sábado (28), e contou com a presença do deputado federal Assis do Couto, que acompanhou a tramitação do projeto da UBS no Ministério da Saúde, em Brasília. Além do deputado, estiveram presentes na inauguração a equipe que vai trabalhar na UBS, representantes do Governo Estadual, do legislativo de Ampére e da Secretaria de Saúde de Ampére.

A nova UBS recebeu o nome de Angelina Scariot, uma das pioneiras de Ampére no tratamento à saúde. O prefeito de Ampére, Hélio Alves, falou durante a inauguração sobre a homenagem. “Dona Angelina ficará eternizada no município de Ampére. Fizemos este evento para homenagear dona Angelina, que era minha amiga. Quem nunca acordou de madrugada e foi buscar o socorro dela aqui em nosso município?”, lembrou.

Cinthia Ramos, chefe da 8ª Regional de Saúde, falou em nome do Governo do Paraná e destacou a importância das equipes que vão trabalhar na UBS. “Teremos mais conforto e humanização nos atendimentos com essa unidade de saúde da família.  Mais de 80% dos problemas de saúde, nós resolvemos dentro da Unidade de Saúde e não na parte hospitalar”, destacou. Ela também enalteceu a presença e a importância de um profissional do programa Mais Médicos, que vai trabalhar na nova UBS. Segundo ela, já são 62 profissionais do programa Mais Médicos trabalhando na região Sudoeste e desenvolvendo um excelente trabalho.

O deputado Assis também parabenizou a equipe da nova UBS, bem como a administração de Ampére pela maneira eficiente como conduziu o projeto. “Num ano de muita dificuldade, sobre tudo política, que nós estamos enfrentando, mesmo com tudo isso, para nossa alegria aqui no Sudoeste, a exemplo de vocês, nós temos bons administradores, gente que pega o convênio do Governo Federal, pega o recurso, pega a obra, inicia e termina”, exemplificou.

“O município está de parabéns. Foram três UBS que o governo aprovou, logo no início do mandato do prefeito Hélio, e terminando o terceiro ano de administração, essas obras já estão prontas. E estão sendo entregues à comunidade. Para nós, isso é um motivo de satisfação. E de poder ver que a população de Ampére, na área de saúde, está sendo bem atendida. O prédio é importante. Mas é importante também que as equipes estão bem estruturadas, com equipes do Programa Mais Médicos, muito especializados”, discorreu o deputado.