Os 138 integrantes do Curso de Formação de Soldados (CFSD) passaram por um treinamento de campo no último final de semana. As atividades aconteceram entre a madrugada de sexta-feira (02) até a noite de sábado (03), na Fazenda Kunz, localizada na Linha Santa Barbara, área rural de Francisco Beltrão.

Além da marcha de 10 km até o local, os alunos participaram de treinamentos sobre os primeiros socorros e a condução de feridos em ambiente hostis, com integrantes do Corpo de Bombeiros. O Exército Brasileiro ministrou um curso sobre a sobrevivência e a construção de abrigos. Ainda na sexta-feira, os futuros policiais militares passaram por instruções de educação física; orientação espiritual; treinamentos sobre progressões noturnas, utilização de lanternas e abordagem noturna, esses últimos treinamentos sob responsabilidade da Rotam.

No sábado as orientações foram sobre os incidentes de armamento em locais inadequados; o patrulhamento rural e os resgates em locais de difícil acesso. Também foram realizados treinamentos sobre o controle de distúrbios civis e abordagens.

O objetivo da atividade foi aprimorar os alunos ao uso das diversas técnicas relacionadas à atividade policial militar. Sem contar que marca o fim das instruções teóricas e o início do estágio operacional, que vai ocorrer nas 26 cidades que integram o 21º Batalhão de Polícia Militar.

Em entrevista à Rádio Onda Sul FM, o capitão Rogério Pitz explicou os objetivos da instrução. Segundo ele, esse tipo de formação se faz necessário por conta de algumas situações que acontecem em áreas rurais, como furtos, roubos e até mesmo perseguições em locais de vegetação densa.

Ouça entrevista….

Fotos: Rafael Mello/Polícia Militar