Os 48 alunos da Escola Rural Municipal Novo Progresso de Marmeleiro tiveram uma manhã diferente e divertida nesta quarta-feira, 07. Como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, a turma participou de atividades práticas de educação ambiental e receberam cartilhas educativas sobre o tema.

A ação foi uma parceria do Departamento de Meio Ambiente de Marmeleiro com o curso de Engenharia Ambiental da UTFPR, campus Francisco Beltrão. A professora do curso, Priscila Conceição Ribeiro, e alunas do 7º semestre de engenharia ambiental realizaram três oficinas diferentes. Em uma sala os alunos fizeram um teatro de fantoches sobre a preservação ambiental. Em outra, criaram brinquedos com material reciclável e se divertiram com brincadeiras pedagógicas. E o terceiro grupo de alunos produziu geotinta. Uma mistura com barro, água e cola que serve até para pintar muros e casas. As crianças fizeram desenhos ilustrando o meio ambiente. A turma se divertiu e aprendeu um pouco mais sobre como preservar o meio ambiente.

Teatro de fantoches também fez parte das atividades. Foto de divulgação
  • Compartilhe no Facebook

Teatro de fantoches também fez parte das atividades. Foto de divulgação

Ana Clara de 8 anos, gostou da novidade e contou que “é fácil de produzir essa tinta, dá pra fazer em casa, com a terra e não polui o meio ambiente”
A professora Nathalya Gervasoni, que acompanha as crianças na escola, explicou que a ação veio para somar o que já trabalham em sala de aula sobre a preservação do meio ambiente. “Esse trabalho é muito importante para que eles possam crescer e repassar esses conhecimentos também para a família” .
Priscila ressaltou que “ao trabalharmos com os pequenos, mostramos hábitos diferentes e quando adultos eles terão o conteúdo e a sensibilidade para preservar o meio ambiente”.
O objetivo do Departamento de Meio Ambiente ao preparar a Semana, é o de garantir a continuidade das ações ambientais durante o ano todo, além de possibilitar a interação entre a universidade e a comunidade. “Os alunos vão cuidar e proteger o meio ambiente e queremos que coloquem em prática o desenvolvimento sustentável”, avaliou Marilete.
O encerramento da Semana será na sexta-feira, 09, com uma Oficina de Musicalização com Instrumentos feitos com material reutilizado- “Batuque Ambiental”, além de teatro Meio ambiente e Sustentabilidade; atividades sobre mudanças climáticas, em duas escolas do interior de Marmeleiro.
Programação
DIA  09/06/2017 ( sexta-feira): parceria alunos do curso de engenharia ambiental, da UTFPR campus de Francisco Beltrão.
Atividade: Oficina de Musicalização com Instrumentos feitos com material reutilizado- “Batuque Ambiental”  , Teatro Meio Ambiente e Sustentabilidade ;-Atividades sobre mudanças climáticas
Local:  Escola Novo Progresso     Horário: 8h15 às 11h
Local:  Escola Souza Naves           Horário: 13h30  às  15h
Fotos: Divulgação assessoria