Alunos do projeto Formando Cidadão encerraram de uma maneira diferente as atividades referentes ao ano 2014. Eles participaram, acompanhados de familiares, de um almoço de confraternização que aconteceu na quinta-feira (18), no pavilhão comunitário do Bairro Luther King, próximo ao 21º Batalhão de Polícia Militar onde o projeto é desenvolvido.

“É importante que os pais conheçam a equipe que coordena os trabalhos, porque a educação de seus filhos começa em casa, o quartel é apenas uma extensão das suas casas” ressalta a professora e coordenadora do projeto Vera Lúcia Witt. Enquanto a professora é responsável pelas atividades pedagógicas, a Soldado Adriana Frata, tem a missão de repassar instruções militares como a ordem unida, além de incutir nos alunos os valores como a disciplina e a hierarquia, sem contar com a prática de esportes e atividades culturais, que acontecem no período de folga da escola. “O objetivo é proporcionar um ambiente de aprendizagem, para que cresçam longe das drogas e com cidadania”, explica Adriana.

O projeto é uma parceria da Polícia Militar com a prefeitura municipal de Francisco Beltrão. Implantado há treze anos, já formou mais de 600 alunos na cidade. Atualmente, 23 jovens integram a equipe que deve ser ampliada a partir do ano que vem. No dia 28 de janeiro, novas matrículas podem ser realizadas na sede da PM. Podem participar meninos de 12 a 16 anos e são priorizadas as famílias inscritas em algum programa de assistência social.