Nada melhor que aliar conteúdo e didática para facilitar o aprendizado dos alunos. Porém, essa não é uma tarefa fácil, o sucesso necessita do empenho tanto do professor quanto dos alunos. Um trabalho em sala de aula, com alunos do 7° Ano (entre 11 e 14 anos) da Escola Mundial, surpreendeu pela criatividade e envolvimento.

A Professora de Língua Portuguesa, Mariana Ísis Bragatto Buzzacaro, propôs, que os alunos realizassem um anúncio, já que o conteúdo faz parte do tema do primeiro bimestre, presente na Apostila Positivo, utilizada pela instituição. “Trabalhei anúncios com eles, a questão dos cartazes de supermercados, anúncios em geral e como trabalho parcial do bimestre, solicitei que eles desenvolvessem um Spot”, conta.

  • Compartilhe no Facebook

(Imagem: Divulgação)

 

Ainda em sala, ela realizou uma dinâmica, cronometrando o tempo que era necessário para ler um texto, de modo, a destacar as dificuldades de montar um Spot Radiofônico. O trabalho deveria ser desenvolvido em dupla ou ainda individual, com tempo máximo de 30 segundos e tema relacionado ao meio ambiente, seguindo um roteiro. Os alunos receberam orientação sobre a trilha a ser usada, e foram instigados a realizar algo que chamasse atenção dos adolescentes.

A professora comenta que foi surpreendida pelo nível apresentado logo ao receber os primeiros áudios, “estou feliz com o trabalho que os alunos desenvolveram. Era para ser um trabalho bem simples, em que eles desenvolveriam um texto com começo meio e fim, chamando a atenção do público, não imaginava seria tão bom, eles demonstraram muita criatividade!”.

  • Compartilhe no Facebook

(Imagem: Divulgação)

Após informar a Coordenação Pedagógica sobre o trabalho que estava desenvolvendo em sala, foi solicitada a possibilidade de os alunos conhecerem como funciona uma Rádio na prática, como são gravados os comerciais, proporcionando aos alunos conhecerem o dia a dia dentro de uma emissora.

Na manhã desta quarta-feira (20), os alunos estiveram na Rádio Onda Sul FM, acompanhados pelas professoras Mariana e Patrícia Rodrigues. Na ocasião foram recepcionados pelo Coordenador da emissora, Adair De Toni, que fez um breve relato sobre a história do Rádio e destacou como era o funcionamento de uma rádio, já que o profissional conta com 40 anos de experiência no universo radiofônico.

Os alunos esclareceram dúvidas e visitaram os ambientes da emissora, com direito a participação ao vivo durante o “Onda News”, no comando de Luiz Carlos Baggio.

Confira o áudio na íntegra: 

 

  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Facebook
  • Compartilhe no Facebook