Na semana passada, alunos da Escola Especializada Zilda Arns (APAE) de Salto do Lontra estiveram na propriedade do vereador João Carlos Dalberto (Carlão Verdureiro) e da dona Neiva Dalberto conhecendo o sistema de cultivo de hortaliças por hidroponia, ou seja, o plantio de plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

Os alunos foram recebidos pela dona Neiva que explicou como funciona a hidroponia. “Neste sistema de cultivo as plantinhas ainda pequenas são colocadas numa espécie de maternidade até atingirem um determinado tamanho e depois são transferidas, mudadas para outros canos maiores até estarem prontas para comercialização” e explicou ainda “o cultivo é mais rápido que no solo e facilita o manejo” disse.

Neiva lembrou que a novidade está sendo implantada aos poucos da propriedade. “Trata-se de um investimento um pouco alto e por isso estamos implantando aos poucos. Já estamos há muito tempo nesta atividade de cultivo de hortaliças, mas pelo sistema de hidroponia ainda é o início” e agradeceu “obrigado aos alunos e professores da APAE que estiveram nos visitando e estamos sempre a disposição de outras pessoas que queiram conhecer e saber sobre o nosso trabalho” concluiu.

No sistema de hidroponia estão sendo cultivadas principalmente alfaces na referida propriedade, localizada próximo ao trevo de acesso à Nova Esperança do Sudoeste. Em solo o principal produto cultivado é o morango.